HTML5

O HTML5 é a nova versão do HTML4 e um dos seus principais objetivos é facilitar a manipulação dos elementos, possibilitando o desenvolvedor modificar as características dos objetos de forma não intrusiva, fazendo com que isso fique transparente para o usuário final. Para se ter uma ideia disso, diferente das versões anteriores, o HTML5 fornece ferramentas para o CSS e o Javascript fazerem seu trabalho da melhor possível de forma que um web site ou aplicação continue leve e funcional.

Algumas tags foram modificadas, outras criadas e algumas descontinuadas. As versões anteriores do HTML não eram padronizadas para criação de seções comuns e específicas como rodapé, cabeçalho, slidebar, menus etc. Houve também modificações na forma em que escrevemos o código e organizamos a página. Ela passou a ser mais semântica com menos códigos, aumentando a interatividade sem a necessidade de instalação de plug-ins, que em alguns casos, causa perda de performance. É um código interpolável, ou seja, pronto para futuros dispositivos, facilitando a reutilização da informação de diversas maneiras.

HTML é uma abreviação de Hypertext Markup Language, ou seja, Linguagem de Marcação de Hipertexto. Resumindo, o HTML é uma linguagem usada para a publicação de conteúdo (texto, imagens, vídeos, áudio etc.) na web.